quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O Buda e as Seis Direções



Reverenciando os Pontos Cardeais

“... oferece a todos, pensamentos e atos de amor;  a teus pais, olhando para o Oriente (Leste), donde vem a luz; a teus Mestres, voltando-te para o Sul, donde vem ricos presentes; à tua mulher (ou marido) e teus filhos, voltando-te para o poente (Oeste), onde brilham ternas e pacíficas cores e onde terminam todos os dias; a teus amigos, parentes e a todos os homens (a humanidade em geral), olhando para o Norte; aos seres mais humildes, inclinando-te para a terra (o solo) Nadir; aos Santos, anjos e mortos bem-aventurados, contemplando o céu (Zenith). Assim se evitarão todos os males e falarás como convém, honrando as seis direções principais”.

- o texto acima está na página 190 do livro: “Luz da Ásia”, de Edwin Arnold, ele se inspirou em antigos textos sânscritos para escrever esta biografia do Senhor Buda, a saber, o Lalita Vistara e o Maha Bhinishk Ramana. Editora Pensamento, 1978.

- É uma poderosa prática diária para ser realizado pela manhã  e à noite, que consiste em curvar-se com as mãos palma em palma para os pontos cardeais, para o chão e para o céu. Assim, todos os seres vivos, visíveis e invisíveis estarão cumprimentados.

- O praticante fica protegido em todas estas direções, idem sua casa, seu trabalho, sua família e seus pertences.




Nenhum comentário:

Postar um comentário