quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Lua Budista de Setembro



Potthapada Puja

No calendário budista, que existe há séculos no Sri Lanka, a Lua Cheia do mês de Setembro tem uma significação especial:

“Celebramos um famoso acontecimento na vida do Buddha, quando ele foi alimentado por animais na floresta. O episódio pode ser visto como uma lembrança da forma como o Budismo se relaciona intimamente com todas as formas de vida”.

O parágrafo acima me foi passado pelo amigo Zomar Pontes Ramos, ex-presidente da antiga Sociedade Budista do Brasil (fundada em 1923, no Catete-RJ, como Loja Teosófica Budista) e antiga Sociedade Teosófica no Brasil.

Zomar esteve no Sri Lanka como o monge Venerável Dr. Puhulwelle Vipassi, já falecido, nascido naquele país tradicionalmente budista.

Zomar, também falecido, era iniciado na AOBO – Amigos da Ordem Budista Ocidental, como nome Sanghadarshin. Foi ordenado em Londres pelo próprio Sangharakshita, patriarca da linhagem.

O plenilúnio de setembro foi às 08:13 da manhã de hoje, 19/09/2013.

Este calendário tem como base as atividades presentes no livreto: “A Buddhist Manual”, do também nascido no Sri Lanka, Venerável monge Dr. H. Saddhatissa. O livrinho foi publicado pela British Mahabodhi Society, anos 1960.

É por isso que há uma declaração do Zen que afirma: “Árvores, montanhas, terra, ... ecossistema” tudo é Buddha.

O vocábulo “ecossistema” é uma adaptação contemporânea.

Gratidão a todos os seres vivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário