sábado, 29 de março de 2014

Significado do Mantra



Namu Myou Hou Ren Gue Kyou !

Eu me refugio no Sutra Lótus
O Sutra Lótus fala no Senhor Buddha Primordial
O Senhor Buddha Primordial é O Buddha Eterno
O Buddha Eterno é o Buddha Infinito
O Buddha Infinito é o Buddha Absoluto
Que se manifesta/aparece em Infinitas formas
Para nos ajudar, para nós aprendermos  
Cada um ajudar a si mesmo e também
Ajudarmos os outros, fazermos caridade
Então eu me refugio nesse Buddha Maravilhoso !

Namu Myou Hou Ren Gue Kyou !

O Sutra Lótus fala no Darma,
O Darma é a Doutrina,
A Doutrina é o Ensinamento
O ensinamento é o texto
O texto é a palavra
Eu me refugio em cada palavra do Sutra Lótus.

Namu Myou Hou Ren Gue Kyou !
O Sutra Lótus fala na Sangha
A Sangha é a ordem dos discípulos
Discípulos monges, Discípulos leigos
Discípulos visíveis, Discípulos invisíveis
Todos são Filhos de Buddha:
Discípulos Anjos, Discípulos Devas,
Discípulos Arcanjos, Discípulos Querubins
Discípulos Bodhisatvas,
Todas as classes de seres
Discípulos do Reino Vegetal
Discípulos do Reino Animal
Discípulos do Reino Mineral
Discípulos dos Reinos Espirituais
Todos belo dia serão Buddhas.

Sutra Lótus é Literatura
É Arte, é Poesia
Eu me refugio na Arte e na Poesia
Deste sublime Caminho !

sábado, 15 de março de 2014

Literatura Mahikari



Dia da Mahikari

A exemplo do que já acontece no Município de São Paulo, e no Estado de SP, agora é a vez do Estado do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral sancionou, recentemente, o “Dia da Mahikari – 27 de Fevereiro”, uma instituição espiritualista com base nos ensinamentos Budistas, Shintoístas e do Cristianismo.

A data marca o nascimento do patriarca fundador, Grão Mestre Kotama Okada, no Japão. Hoje a Mahikari está presente em 120 países, este ano completa 55 anos de vida dedicada à imposição de mãos.

Foi a Mahikari quem me ensinou a prestar atenção nas imagens do Senhor Buddha aplicando passes e fazendo imposição de mãos, conforme vemos na ilustração ao lado.

Na realidade, é o Buda da Medicina, que os japoneses chamam de Yakushi Nyorai. Nos goshintai (altares) da Mahikari em todo o mundo, encontramos a bela e poderosa imagem de Izunomê como ele chamam o grande Yaksha (Espírito) de Luz e principal discípulo coordenador da falange do Buda da Medicina. Seus nomes variam: Khumbira, Kompira, Jambhala, Mahakala que dirige 12 mil Espíritos Favoráveis, Amigos e é conhecido como “Realizador de Coisas Boas”, “Concretizador de Bons Desejos e Pensamentos”, “Aquele que faz Aparecer Aquilo que Você Quer”... convenhamos, uma “Poderosa Energia da Vontade”.

Aproveite e anote em sua agenda: no próximo dia 13 de abril, domingo, estará acontecendo uma exposição no Dojo (templo) que fica no Catete, Rua Dois de Dezembro, 117, de 10 às 16 horas.

Além do Catete, a sede no RJ, há pontos de Luz em Niterói,  Campo Grande, Tijuca, algumas residências e escritórios de praticantes.

Nossa gratidão a todos os que, direta ou indiretamente, ajudam na difusão deste belo Caminho.

Lembramos que, Yakushi Nyorai é um dos capítulos do Sutra Lótus.

domingo, 9 de março de 2014

Vista-se de Buddha



As Vestes do Tathágata*


“As vestes do Tathágata são a sublime compaixão e a inesgotável paciência; sua morada é a caridade e o amor a todos os seres; e sua cátedra é a compreensão e prática da Lei”.

(página 108, O Evangelho de Buda, ed. Pensamento, SP, 2009).

(*) É como o Senhor Buddha se chamava = “Um que vai assim”.

domingo, 2 de março de 2014

Prece de Gratidão



Buddha Medhankaro


Hoje é Dia do Buddha Medhankaro, uma encarnação antiqüíssima do Senhor Buddha Primordial, quando andou pela Terra, também conhecido no Budismo Mahayana como o Senhor Buddha Maha Vairochana.

Medhankaro é um nome do Budismo Theravada, Vairochana é um nome do Budismo Mahayana. O Sutra Lótus diz que só existe um único veículo, todas as denominações acolhidas no Ekayana.

O Buddha Primordial é a Energia Vital que move o mundo. Em sânscrito se chama Prana, em chinês Chi, em japonês Ki, no Ocidente, Espírito Santo. Apresenta-se em múltiplas formas. Difícil de explicar, mais fácil sentir através da Fé.

E assim, nesta manhã, aos nos conectarmos com esta preciosa Energia, agradecemos as boas vibrações, proteções e afins. Gratidão por esta amizade tão antiga.




sábado, 1 de março de 2014

Oração Budista Poderosa



Prece ao Buddha Tanhankarô

Senhor Buddha Tanhankarô, o Venerável Vipassi em seu livro (A Vida de Buddha e o Caminho, 1991) afirma que o Senhor é o primeiro Buddha que andou aqui pela Terra, em tempos remotíssimos.

No Calendário Budista hoje, 1º de março de 2014, é o Dia dedicado ao Senhor, hoje também é Lua Nova é assim, peço permissão para me dirigir ao Senhor e à sua Iluminada Egrégora, o seu imenso campo vibratório composto por milhares de Espíritos de Luzes, com muitas e maravilhosas Luzes multicores. Que os poderosos raios dessas luzes possam chegar até nós, aos nossos familiares, aos nossos vizinhos, aos nossos amigos, aos nossos colegas de trabalho e abençoem-nos das mais diversas formas que precisarmos.

O Senhor é o primeiro antepassado, o primeiro ancestral de todos os praticantes dármicos e assim rendemo-lhe homenagens, reverências. Graças te damos pelos ensinamentos diários e constante amizade.

Especificamente, queremos pedir.... (para si ou para outro(a).

Fica registrado no Cosmos, a nossa Gratidão ! E passamos, humildemente, a fazer parte de tua falange de aprendizes.

Obrigado sempre.